top of page
  • Foto do escritorFroi C Jr

7 Passos para a compra de consórcio contemplado de forma segura

Consórcio já contemplado é sem dúvida alguma uma excelente alternativa para quem deseja adquirir um bem a prazo, mas não quer pagar as elevadas taxas de juros bancárias. No consórcio contemplado você tem somada as vantagens do consórcio com a pronta disponibilidade do crédito para a aquisição de um bem como em um financiamento.


E como em todo mercado financeiro, esse nicho também requer algumas atenções na hora de realizar transações comerciais, então se você está buscando consórcio contemplado de uma olhada nessas dicas para que você possa efetuar sua compra de forma tranquila e segura. Se tiver dúvidas e sugestões relacionadas a consórcio e consórcio já contemplado podem perguntar aqui que respondo



1 - GARANTINDO A SEGURANÇA

Certifique-se de que quem está vendendo o consórcio contemplado é de fato uma empresa atuante no mercado, peça o CNPJ, endereços comercias, telefones fixos para contato, site para que você possa pesquisar se a empresa realmente existe e a quanto tempo ela opera no mercado.


2 - IDENTIFICANDO A DIFERENÇA

Fique atento, quando você compra um consórcio já contemplado você não assina nenhum CONTRATO DE ADESÃO ao consórcio, esse é um contrato típico para compra de consórcio novo ou em andamento. Para compra de consórcio já contemplado, o único documento que você assina depois da etapa do recebimento do contrato de arras comercial que é específico referente ao sinal, você receberá o TERMO DE TRANSFERÊNCIA, esse sim é o documento de quem compra um consórcio contemplado. Esse documento informa que o vendedor da cota irá transferir para sua titularidade todos os direitos e deveres junto ao grupo de consórcio.


3 - DE O PASSO CERTO

Escolha a cota adequada aos seus interesses, certifique-se que a parcela do crédito escolhido está em conformidade com sua renda, a renda tem que ser no mínimo três vezes o valor da prestação.


4 - SIGA O PROTOCOLO DE SEGURANÇA

Em hipótese alguma faça transferências de valores de qualquer natureza para contas correntes de pessoas físicas, pois é aí que se encontra a maioria dos problemas que geram reclamações relacionados a venda de consórcios contemplados. Ao reservar a cota com uma empresa através do sinal, certifique-se de que está transferindo o valor do sinal exatamente na conta da pessoa jurídica da empresa que está lhe prestando o serviço da venda da cota, assim você garante que está fazendo negócio seguro.


5 - RECEBENDO AS DOCUMENTAÇÕES

Escolhida a cota de consórcio contemplado, você deverá receber um contrato digital de arras comercial formalizado em seu e-mail, contendo todas as informações referente a cota escolhida, ao sinal e a análise de crédito. Tudo de forma clara e objetiva. Assim que concluir o sinal, você deverá também receber o extrato da cota, contento mais informações, como o número do grupo e cota, quando a cota foi contemplada, qual o valor atualizado do crédito, qual o saldo devedor. Essas informações são de suma importância para você se certificar que está fazendo um negócio legítimo.


6 - ANÁLISE DE CRÉDITO

A fase da análise de crédito é importante justamente para verificar se a administradora vai liberar o crédito para você. Mas não se preocupe, se por acaso não passar na análise de crédito o dinheiro que foi transferido como sinal para segurar a cota, deverá ser devolvido integralmente na mesma conta depositante. Essa inclusive deve ser uma das cláusulas do contrato de arras comercial enviada ao seu e-mail.


7 - A TRANSFERÊNCIA

Ao assinar o termo de transferência, você deverá transferir o restante da entrada para a empresa que está vendendo a cota, bem como encaminhar o termo assinado ao endereço desta empresa para que finalmente a transferência seja efetivada junto a administradora de consórcio. Agora você já pode usar seu consórcio contemplado!

142 visualizações0 comentário
bottom of page